quarta-feira, 26 de junho de 2013

OS VENDILHÕES DO TEMPLO



O sistema constitucional que temos privilegia os partidos na gestão da democracia.
Ao longo destes anos, nunca os partidos, que se enraizaram no arco do poder, algum dia quiseram dar voz ao povo. Nunca procuraram que o sistema eleitoral, para as legislativas, pudesse ser, também, fruto de candidaturas uninominais ou mesmo apoiadas por grupos de cidadãos, de candidatos que a uma determinada região representassem os interesses dos seus eleitores.
Os partidos do arco do poder são geridos como se de empresas se tratassem com o único objectivo de satisfazer as necessidades dos accionistas. E que necessidades são estas?
Os múltiplos empregos de “Técnicos Especializados”, “Assessores”, “Directores” e outros que pululam na administração pública. Depois, restam os lugares de Administração nas empresas públicas ou onde o Estado tem forte influência, nomeando as elites dos partidos para esses mesmos lugares. Estou-me a lembrar do último escândalo, para mim, da indicação do Dr. Catroga, para administrador da EDP, depois de ter feito, em representação do PSD, as negociações com a Troika. Todas estas negociações implicavam toda uma série de privatizações, para uma melhor competitividade das empresas. Um país, com dez milhões de habitantes, entra numa filosofia de privatizações, como se as empresas em questão conseguissem, por esse facto, serem mais competitivas? Competitividade pressupõe existirem mais “players” no mercado e por consequência, o benefício em qualidade de serviço e preço mais atractivo ao consumidor.
Bom, nenhum de nós verificou que na Electricidade, no gás, nos combustíveis, a abertura de mercado, tão “vendida” pelo PSD, e mais do que nunca por este governo, tenha resultado em qualquer benefício para o consumidor. Aliás, uma das “ambições” deste governo foi taxar a electricidade em 23% de IVA, quando o consumidor pagava, por um bem essencial, nos tempos actuais, 6% de IVA.
Estas prerrogativas que têm os governos em Portugal, ainda promulgadas pela Presidência da República, com a ideia de que é assim ou então é o caos, que tem levado os portugueses para o desemprego, para a miséria, onde a pobreza tem crescido a olhos vistos. Tudo isto, realizado com a desculpa da existência de uma Troika. Pois foi…Foi esta a necessidade de chumbar o PEC IV o de permitir que houvesse uma entidade internacional que desse a cobertura a este governo, unicamente animado do intuito de alimentar os grandes grupos financeiros, assaltando “democraticamente” o país. E este povo que se considera esclarecido, ainda continua a alimentar os partidos políticos. Mas, o mais grave é existirem nas suas bases, militantes que são um conjunto de jovens narcisistas e ambiciosos que pretendem comer, também, uma fatia deste bolo, sustentando esta política dos seus próprios partidos.
Houve uma abertura, no que às Autarquias diz respeito. Com a possibilidade de grupos de cidadãos se puderem organizar e candidatarem-se às Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia.
Até 2005, as tentativas ténues que se verificaram foram a algumas Juntas de Freguesia.
Em Oeiras, em 2005, apareceu a primeira candidatura, de um grupo de cidadãos, liderada pelo Dr. Isaltino Morais. A mesma surgiu apoiada por diversos quadrantes políticos, porque não foram só os militantes do PSD, descontentes. Estes militantes do PSD que só gostam de apostar nos que lhe parece ser “ganhador” e que em face da mudança de candidato, no Grupo de Cidadãos Eleitores Isaltino Oeiras Mais à Frente, em Oeiras, para 2013, voltaram ao seu partido, apoiando um candidato, Moita Flores, considerado, já, hoje, como um candidato itinerante, porque depois de ter sido candidato por duas vezes à Câmara de Santarém, com a qual não tinha nenhuma especial ligação, mas pelo facto de ter sido “contratado “por um destacado líder do PSD, Miguel Relvas, conjuntamente com Pedro Passos Coelho.
Novamente, em 2013, Moita Flores, foi contratado para ser candidato à Câmara de Oeiras, pelo mesmo Miguel Relvas que deixou de ser Ministro em consequência da sua licenciatura, por equivalências, e pelo facto de estar a ser investigado os privilégios dados por este, a Passos Coelho, na utilização de fundos comunitários.
Ou seja, os múltiplos apoios dados aos “Companheiros e Camaradas” que não ocupam lugares na administração pública ou na administração das empresas públicas mas que necessitam de serem empresários que criam e agarram as “oportunidades”.
É este conjunto de novas e velhas ambições que criam a inércia desta rapaziada.
Mas, em 2005, como dizia, pela primeira vez na história da municipalidade portuguesa, um grupo de cidadãos concorre às eleições para uma Câmara Municipal, Assembleia Municipal e às suas dez juntas de freguesias. Foi uma candidatura ganhadora e que destronou o tão ético PSD do Dr. Marques Mendes. O mesmo PSD que criou para seu belo prazer e satisfação dos seus líderes, o famoso Banco Português de Negócios (BPN) que hoje, os portugueses estão a pagar.
Este grupo organizado de criminosos, todos do PSD, burlaram, furtaram, roubaram, realizaram fraudes de todo o tipo, monumentais, permitindo o enriquecimento de toda uma seita que, hoje, continua a proliferar nas hostes do PSD.
É para mim e para todos os Oeirenses que apoiam Oeiras, as suas gentes, a sua cultura, o seu património e que não são tijolos, porque estes deveriam ser usados nas manifestações contra o governo que nos assalta diariamente, a coberto de um sistema Constitucional e de leis penais que os protegem e os licenciam a praticar actos de agressão e roubo, ao povo português, uma ofensa grave quando alguém a coberto de jornalismo de opinião, se dá ao desplante de qualificar de um grupo de criminosos, uma candidatura de cidadãos que tem na sua designação o nome de Isaltino, Oeiras Mais à Frente. “O nome de alguém que está preso por fraude fiscal.”
Como advogado, como jurista e como professor de direito e amigo pessoal do Dr. Isaltino Morais conheço muito bem o seu processo. Foi de facto condenado por aparente fraude fiscal, pelas múltiplas pressões político/ partidárias, exactamente de quem defendeu e pretendeu defender a ética (que desconheço e que não sei qual é) e se serviu da Câmara Municipal de Oeiras, para complementar os seus proveitos, durante anos. Foram incapazes de agradecer as oportunidades que o Dr. Isaltino Morais lhes proporcionou, por pensar que eram capazes e que eram competentes. Não foram capazes, não foram, nem são competentes, mas mais do que isso: é gente com um carácter de muito baixo nível.
Na realidade Victor Hugo tinha razão: “A metade de um amigo é a metade de um traidor.”
Quando um grupo de cidadãos eleitores, liderado pelo Dr. Isaltino Morais, em 2005 venceu a corrida para a gestão de Oeiras e em 2009 reforçou a sua força, tendo chegado à meta com mais de 40 por cento de votos, quando o PSD conseguiu um modesto terceiro lugar, com 16 por cento de votos, quem escreve estas opiniões sobre a candidatura de Isaltino Oeiras Mais à Frente, dizendo que a candidatura é uma associação criminosa, está a dizer aos oeirenses que estes são cúmplices desta associação criminosa. Estão a dizer a 40 por centos dos eleitores Oeirenses que eles são cúmplices quiçá, também eles, criminosos.
Este espirito de homens livres e de bons costumes. Este espirito de cristãos, não praticantes, fazem-me lembrar uma das últimas palavras de Cristo, na cruz: “ Pai, porque me abandonaste”? Infelizmente, também Isaltino Morais foi ferido por causa das vossas transgressões e esmagado, provisoriamente, por causa das vossas iniquidades. A justiça é na realidade difícil de encontrar. Ela vai depender do tempo e do espaço em que será analisada. Mas, em relação a Oeiras e à obra de Isaltino Morais há de haver justiça! Espero que não tarde. Que em 2013, os 40% de cúmplices da Associação de criminosos, Isaltino Oeiras Mais À Frente, isto é, os Oeirenses digam uma vez mais…estamos presentes e somos solidários com o Dr. Isaltino Morais e por isso, vamos votar PAULO VISTAS!
Bem- Hajam!
 
 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O SUBSÍDIO DE FÉRIAS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS É UMA NOVA AMBIÇÃO


Foi publicada uma sondagem no Correio da Manhã segundo a qual Moita Flores é o candidato escolhido pelos oeirenses para presidir à Câmara Municipal nas próximas autárquicas, a realizar este ano, herdando o lugar de Isaltino Morais, a quem, publicamente, já reconheceu um papel de grande relevância no progresso assinalado em Oeiras nos últimos 30 anos.
Como todos sabemos, o prestigiado cronista, Moita Flores, é colaborador das páginas do Correio da Manhã. Igualmente, como é do conhecimento de todos, este jornal, sempre pactuou com notícias sensacionalistas e, no que ao Dr. Isaltino Morais diz respeito, este ajudou muito a vender o Correio da Manhã, pelas notícias que este jornal sempre colocou, sobre este grande autarca.
Este pacto existente entre Moita Flores e o jornal Correio da Manhã vem nessa continuidade.
Apresenta uma sondagem que demonstra a aflição de um “gang político” que não olha a meios para atingir os seus objectivos. Como se a notoriedade “televisiva” de Moita Flores, conseguisse encobrir a imagem que o PSD detém em todo o país. Infelizmente, não é só em Oeiras.
Aliás, a última grande notícia deste governo é desrespeitar a decisão do Tribunal Constitucional que declarou a inconstitucionalidade da norma que vedava a possibilidade dos funcionários públicos receberem o seu subsídio de férias. Mesmo depois do orçamento rectificativo, não existindo lei que diga o contrário, este governo na sua completa prepotência, dá instruções aos organismos de Estado para que não paguem os subsídios de férias.
É esta prepotência, deste PSD, que os portugueses querem perpetuar no governo?
Seria, eventualmente, esta gente que os oeirenses quereriam a governar os destinos da Câmara Municipal de Oeiras? Não me parece de todo.
E ao seu estilo de “gang político”, cujos líderes são bem o retracto de figuras de Chicago, dos anos vinte, lançam uma sondagem destas, em que, nem os mais incrédulos dos oeirenses acreditam.
Vale tudo…